Este artigo, escrito por Shaun Bryant, consultor CAD, chegou até nós através de nossos parceiros da Line//Shape//Space.
Em meu artigo anterior, mencionei o fato de que já fui um gerente de CAD e que havia muitos personagens que eu costumava incorporar. Um deles era de um gerente de treinamento do departamento de CAD. Eu era a pessoa que estava em contato com o RH, organizando e orçando a formação dos meus funcionários. A grande questão era, que tipo de formação de CAD eles precisavam? Eu deveria enviar trabalhadores freelance e empregados permanentes de agências de CAD para fazer cursos ou deixaria que o pessoal das agências cuidassem disso? Seja como for, eles são sua equipe de CAD e todo mundo deveria receber o mesmo treinamento, mas as pessoas da agência devem ter cuidado a respeito da sua situação fiscal, ao aceitar o treinamento vindo de um cliente sob contrato. Tudo isso tem que ser levado em conta quando você tem um orçamento limitado.
Mas o treinamento no software CAD é um imperativo. Seus funcionários CAD precisam ser os melhores no software que eles utilizam e não podem desenvolver maus hábitos. Eles precisam do núcleo de formação, além da experiência e cursos complementares de novas versões que forem sendo lançadas. (A cada ano, no caso da Autodesk, certo?)
Veja a seguir 4 dicas para formar a melhor equipe CAD que você puder.
1. Consiga os melhores
Um dos métodos que eu costumava utilizar para encontrar as melhores pessoas que poderia era criar um pequeno (e curto) teste de CAD para a entrevista. Assim que você menciona um "teste" CAD durante a entrevista, normalmente você pode desvendar quem está sendo completamente honesto sobre suas habilidades e experiências. Não precisa ser um longo teste - de vinte a trinta minutos no máximo. Lembre-se, ao entrevistar em uma grande organização, você provavelmente vai entrevistar quatro ou cinco pessoas por dia, por isso, seja breve. Este teste, demonstra um conhecimento básico do que o entrevistado pode ou não pode fazer com o software CAD. Defina um ponto de referência de, digamos, uma taxa de aprovação de 80 por cento. Em seguida, traga de volta aqueles que passaram para a segunda entrevista - e se você sentir que é apropriado - aplique outro teste, mais avançado. Sempre deixe o entrevistado ciente do teste, desde o início da entrevista.
2. Mantenha uma ampla rede de contatos
Como um gerente de CAD, sempre tenha uma rede de contatos que você possa voltar a procurar. Eu era um gerente de CAD no início dos anos 90 e tinha meu pequeno livro vermelho de CAD, contatos e agências que eu poderia confiar no último minuto, quando prazo ficou apertado, especialistas CAD que faziam freelance, mas que sempre davam o seu melhor para conseguir um tempo para mim, e revendedores de CAD que sempre conheciam uma boa equipe CAD em outras empresas. Este tipo de rede é inestimável. Você nunca sabe quando pode pegar o telefone e descobrir que tem uma mudança prazo e que precisa de mão de obra extra. Às vezes não se trata do quê você conhece, mas quem você conhece. Como Bill Gates diz em seu livro, "conhecimento é poder."
3. Utilizar centros de treinamento
Várias empresas naquela época utilizavam cursos de formação (especialmente as maiores). Isso, às vezes, tornava-se uma loteria. Você tem formação barata que pode não ser da melhor qualidade. Felizmente, a maioria das empresas agora, grandes ou pequenas, possuem um centro de treinamento preferido ou "parceiro". É sempre bom ter uma relação de negócios decente com as pessoas que treinam sua equipe CAD. Relacionamento se constrói e os treinadores criam uma boa base de conhecimento, e então você pode garantir bons cursos de formação sob medida em função do que seus funcionários CAD precisam.
4. Obtenha certificação
Quando era gerente de CAD, recebíamos um monte de currículos, e era preciso fazer uma triagem para reduzir o número de entrevistados na primeira etapa. Naquela época, no Reino Unido, as qualificações City & Guilds eram o pré-requisito. A maioria frequentava os cursos noturnos. O pessoal permanente obteve, pago pelo seu empregador, o curso on-the-job, e os freelancers, muitas vezes pagavam por conta própria para conseguir mais trabalho.
Hoje em dia, se eu fosse um gerente de CAD, a primeira coisa que eu procuraria seria a Autodesk Certification no produto Autodesk apropriado: AutoCAD, Revit, Inventor, e assim por diante. Os produtos disponíveis para a Certificação da Autodesk podem ser encontrados em www.autodesk.com/certification. A certificação é uma grande referência para os funcionários que trabalham com CAD, sejam eles permanentes ou freelancers. O pré-requisito indica que os profissionais certificados fizeram um curso ministrado por um instrutor em seu respectivo software CAD e tiveram 400 horas de experiência utilizando o produto recomendado. Além disso, você tem um diretório do Autodesk Certified Professionals no site da Autodesk no link acima. Exatamente o que você precisa, certo? Uma versão online do pequeno livro vermelho que eu costumava carregar comigo.
Empregar as pessoas certas é muito importante, mas treinar as pessoas de forma eficaz para serem mais produtivas é ainda mais importante. Além disso, você quer que o investimento valha a pena! Você paga sua equipe CAD para trabalhar duro no seu negócio / empresa, então, tenha certeza que você os treinou bem. Cuide deles, e eles cuidarão de você, especialmente numa noite de sexta-feira às 20h, quando você tem o prazo mais importante do ano e o trabalho do CAD precisa ser feito.
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SHAUN BRYANT presta consultoria e treinamento de produtos Autodesk como diretor de CADFMconsultants Limited e atua como diretor no conselho da Autodesk User Group International (AUGI).
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